Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Fatores do clima


     3. Continentalidade e maritimidade

A maior ou menor proximidade de grandes quantidades de água influencia bastante o clima. Esta influência, não está restrita, somente a umidade do ar, mas também na temperatura.
Sabemos que a capacidade de retenção de calor solar da água é maior do que da terra. Contudo, a água se esquenta mais demoradamente do que os continentes, que se aquecem rapidamente. Porém a água demora mais a se esfriar do que o continente, que inicia seu resfriamento assim que diminui ou cessa a entrada de luz solar.
Desta forma, a circulação do ar ocorre diferentemente durante o decorrer do dia. 


sábado, 13 de abril de 2013

Fatores do clima


     2. Altitude

Quanto mais alto menor será a temperatura. Este fato é condicionado pela quantidade de gases da atmosfera do local, pois o aquecimento da atmosfera depende diretamente da reflexão dos raios solares. Em locais de menores altitudes, a concentração de gases como o Dióxido de Carbono (CO2), o Monóxido de Carbono (CO) e o Metano (CH4), além de vapor d’água (H2O) é mais elevada do que em regiões de altitudes elevadas onde o ar é rarefeito, o que condiciona a retenção de calor e o aquecimento atmosférico.
Nas regiões mais elevadas, como a concentração dos gases é menor, também será menor o aquecimento da atmosfera.
É importante lembrar que parte dos raios que incidem diretamente na superfície são absorvidos, esquentando-a. Já o restante da energia solar, é refletida e grande parte dela, retida pelos gases atmosféricos.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fatores do clima


1.    Latitude

Corresponde à distância, na Terra, em relação à Linha do Equador. Quanto mais nos afastamos do Equador, menor será a temperatura. Este fato ocorre porque nosso planeta possui uma forma esférica. Esta forma esférica determina a forma da incidência de raios solares. Quanto mais direta for a incidência, menor será a área aquecida pelos raios e assim, a intensidade do aquecimento (temperatura) será maior.
Se a incidência ocorre em regiões mais inclinadas, como nos polos da Terra, a incidência dos raios terá uma forma diagonal à superfície do planeta, fazendo com que a área aquecida pelos raios solares seja maior, diminuindo a intensidade do aquecimento (temperatura).

A figura a baixo apresenta a diferença de incidência de raios solares na terra, de acordo com a latitude: