quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Império romano


história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas por volta de 753 a.C a 509 a.C. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios ( nobres proprietários de terras ) e plebeus ( comerciantes, artesãos e pequenos proprietários ). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.
A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.

            O Império Romano foi governado por várias dinastias:
  1. Dinastia Júlio-Claudiana (de 14 a 68)
  2. Dinastia dos Flávios (de 69 a 96)
  3. Dinastia do Antoninos (de 96 a 192)
  4. Dinastia dos Severos (de 193 a 235)
     O Império Romano só chegou de fato ao seu fim em 1453, com a tomada de     Constantinopla pelos turcos otomanos.

Veja o vídeo:


            Construindo um Império - Roma - History Channel

     



Um comentário:

  1. Os assuntos postados nesta página são super interessantes e bastantes esclarecedores

    ResponderExcluir