A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas por volta de 753 a.C a 509 a.C. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios ( nobres proprietários de terras ) e plebeus ( comerciantes, artesãos e pequenos proprietários ). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.
A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
O Império Romano foi governado por várias dinastias:
- Dinastia Júlio-Claudiana (de 14 a 68)
- Dinastia dos Flávios (de 69 a 96)
- Dinastia do Antoninos (de 96 a 192)
- Dinastia dos Severos (de 193 a 235)
O Império Romano só chegou de fato ao seu fim em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.
Veja o vídeo:
Os assuntos postados nesta página são super interessantes e bastantes esclarecedores
ResponderExcluir