quarta-feira, 9 de abril de 2014

O que é o FMI ?


O FMI (Fundo Monetário Internacional) é um organismo com sede na cidade norte-americana de Washington; criado em 1945, seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala global. Sua atuação visa garantir estabilidade financeira, favorecer as relações comerciais internacionais, implantar medidas para geração de emprego e desenvolvimento sustentável e buscar formas de reduzir a pobreza.

Cada país possui uma cota de participação no fundo, estabelecida preliminarmente, o destaque é para os países desenvolvidos, que são os maiores cotistas; por essa razão, são eles que gerenciam o organismo.

Os empréstimos do FMI são concedidos aos países com problemas financeiros, para isso é preciso cumprir as metas estipuladas pelo organismo, nelas estão previstas a implantação, por parte do devedor, de: ajuste orçamentário, cortes nos gastos públicos, monitoramento da taxa cambial, barrar o consumo excessivo com a diminuição salarial, dentre outros.
 Quando o FMI é acionado por um país em crise, agentes são enviados para analisar a situação financeira do mesmo e, a partir daí, direcionar as medidas que poderão contribuir para a resolução dos problemas. O principal objetivo desses agentes é evitar que tais problemas se alastrem e tomem proporções maiores, que possam repercutir internacionalmente na economia.
A lógica diz que este Fundo, serviria para ajudar e dar suporte ao desenvolvimento, mas, em muitos países sem uma base econômica acaba funcionando como uma força de coação. Obrigando determinada nação a ter que agir e fazer parcerias que as vezes faz com que sua autonomia seja perdida.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ilha das Flores


De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas cartelas iniciais, a inscrição "Deus não existe". No entanto, o crítico Jean-Claude Bernardet (em "O Cinema no século", org. Ismail Xavier, Imago Editora, 1996) definiu Ilha das Flores como "um filme religioso" e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Como se formam os solos?


Para alguns geógrafos, os solos são a expressão de todos os outros fatores do ambiente e como tal eles constituem indícios da região natural. Para "ler" estes indícios, no entanto, o geógrafo deve entender todos os vários fatores: geológicos, biológicos, físicos e químicos que originam os solos, bem como as forças naturais e humanas que os modificam.

O “Solo”, cobertura exterior da maior parte da superfície continental da Terra. É um agregado de minerais não consolidados e de partículas orgânicas produzidas pela ação combinada do vento, da água e dos processos de desintegração orgânica. A composição química e a estrutura física do solo em cada lugar estão determinadas pelo tipo de material geológico do qual se origina, pela cobertura vegetal, pelo tempo durante o qual a meteorização agiu, pela topografia e por mudanças artificiais resultantes das atividades humanas. Os componentes primários do solo são:

1) compostos inorgânicos, não dissolvidos, produzidos pela meteorização e pela decomposição das rochas superficiais;

2) os nutrientes solúveis utilizados pelas plantas;

3) diferentes tipos de matéria orgânica, viva ou morta, formada por restos vegetais, animais e húmus;

4) gases e água necessários para as plantas e os organismos subterrâneos.


Os solos mostram grande variedade de aspectos, fertilidade e características químicas, em função dos materiais minerais e orgânicos que os formam. A cor é um dos critérios mais simples para qualificar as variedades de solo. A regra geral, embora haja exceções, é que os solos escuros são mais férteis do que os claros.

Na relação do ambiente com o homem, o solo é de fundamental importância. A agricultura ainda emprega os esforços de aproximadamente dois terços da população mundial, e a maior parte das matérias primas para a indústria é proveniente do solo. Muitos problemas de uso da terra tais como erosão, desertificação e plantações improdutivas requerem, para serem solucionados, um estudo completo das características e origens do solo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Holocausto




      

          O Holocausto consistiu em um plano de genocídio da população Judaica , uma  perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores.


    

               Os Judeus eram capturados e levados em comboios para os campos de concentração. O que ficou mais conhecido foi o de Auschwitz. Mas muitos deles não conseguiam chegar com vida, pois morriam com doenças e fome, porque a viagem era muito longa e as condições higiénicas não eram as melhores, visto que viajavam em vagões para o gado, apinhados e só havia um balde para as necessidades. Não havia água nem alimentos. Com isto muitos judeus morriam ou adoeciam. Quanto aos outros (aqueles que aguentavam a viagem) não sabiam para onde iam nem o que os esperava embora lhes tivesse sido dito quando embarcaram nos comboios que iam emigrar para trabalhar no Leste da Europa. Chegados aos campos eram separados por filas de mulheres, outras de homens e de crianças. Aqueles que estavam em condições físicas iriam trabalhar, (pensando que iriam sobreviver), os outros seriam imediatamente mortos. Os judeus eram levados para as câmaras de gás, onde se despiam e em seguida eram mortos com gás. Depois os corpos eram queimados em crematórios ou então faziam-se algumas atrocidades, como : utilização da pele para candeeiros ou experiências médicas com as crianças

Documentário: History Channel -  Holocausto   Execução do Mal (Completo e Dublado)