sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Leonardo da Vinci “gênio do passado”


Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
As Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas  com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

Principais obras: A Última Ceia, Mona Lisa, Virgem de Granada, Anunciação, Virgem do Cravo, O batismo de Cristo, Leda, Virgem dos Rochedos ou Madonna das Rochas, etc.

Principais ideias: escrita inversa, engrenagens para mergulho submarino, ponte giratória, planador com asas, canhão de 3 canos, parafuso voador, carro auto propelido, cidade ideal, datação geológica, homem vitruviano, etc.

Frases de Leonardo Da Vinci:
“A lei suprema da arte é a representação do belo.”
“O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama.”
“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.”
“O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disso e não desprezes a censura dos inimigos.”
“A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.”
“Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece.”
“Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro”
“Onde há muito sentimento, há muita dor”


2 comentários:

  1. Da vinci um poeta, um cientista, um artista completo, realmente um gênio do passado. Me identifico muito com essa frase: "Para estar junto não é preciso estar perto e sim do lado de dentro". Apesar de não ser fácil aceitar e conviver com essa realidade, é possível ser feliz quando realmente se estar do "lado de dentro", o amor verdadeiro é capaz de confortar dores diversas.

    ResponderExcluir
  2. "Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece.” Sábias palavras...

    ResponderExcluir