terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tipos de Vegetação do Brasil




A tipologia da formação vegetal brasileira compreende três grandes grupos fundamentais: formações florestais, formações herbáceas e arbustivas e formações complexas (estas últimas compreendendo várias tipologias vegetais concentradas em uma só área).
As formações vegetais florestais compreendem cerca de 50% de todo o território nacional. Fazem parte dessas formações a Mata Atlântica, a Mata de Araucária (ambas em estado avançado de devastação) e ainda a Floresta Amazônica. Já as formações herbáceas e arbustivas são divididas em subgrupos como as campinas e os campos gerais (ou estepes, predominando um tipo de vegetação rasteira), os cerrados (predominantes no Planalto Central brasileiro) e a caatinga (correspondente ao sertão nordestino e ao vale do Rio São Francisco).
O chamado Complexo do Pantanal, planície que envolve a Bacia do Rio Paraguai, constitui o Exemplo de formação vegetal complexa no Brasil, além das formações encontradas nas regiões litorâneas. O Complexo do Pantanal caracteriza-se pela heterogeneidade, observada no surgimento de florestas, caatinga, campos gerais e cerrados. Já nas formações litorâneas predominam os manguezais, que sobrevivem às condições locais como as cheias das marés, a vegetação aí presente é basicamente constituída de vegetais halófilos (adaptados a ambientes salgados).




O video ilustra bem o assunto:




Um comentário: