terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Barão Vermelho


Personagem histórico e lendário que até hoje impressiona e traz interesse a muitos.


Primeira Guerra Mundial. O jovem aristocrata Barão Manfred von Richthofen é convocado pela força aérea alemã. Seus combates, seu avião vermelho e suas inúmeras conquistas o tornaram um herói da nação alemã e uma lenda na aviação mundial. 

Descendente de uma família da nobreza prussiana - dos famosos junkers da Prússia Oriental -, o Barão Manfred von Richthofen, nascido no Schweidnitz, em Breslau, em 1892, serviu como cadete no 1º Regimento dos Ulanos. Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914, ele foi enviado com o seu esquadrão de cavalaria para o fronte russo, mas, em pouco tempo, após ter sido transferido para o fronte ocidental, verificou que, dado o avanço espantoso das armas modernas, para um verdadeiro cavalheiro só sobrara um lugar para lutar a boa luta: os céus. Em maio-junho de 1915, Manfred von Richthofen tratou então de aprender a voar, trocando definitivamente o cavalo por um avião: o Albatroz D. II, um biplano da Fokker.





Morto em combate em 1918, aos 26 anos, no ano final da Primeira Guerra Mundial, o Barão Manfred von Richthofen, apelidado de o Barão Vermelho, foi o mais famoso de uma dinastia de pilotos guerreiros alemães e o mais célebre da aviação de todos os tempos. Apesar de ter abatido uma quantidade impressionante de aviadores inimigos, franceses, ingleses e canadenses, foi profundamente admirado e respeitado por seus adversários. Tanto assim que, quando encontraram seu corpo jogado nas proximidades do seu avião destruído, caído no campo onde estavam tropas australianas, deram-lhe exéquias de herói. Apesar de saberem ter sido ele um inimigo tenaz, sepultaram-no com todas as honras de guerra que um valente merece.
Heróis nascem. Impérios caem. Lendas resistem. 

Veja também:

Documentário: O Barão vermelho, nas asas da morte
History channel
Duração: 44 min
Idioma: espanhol


Filme: O Barão Vermelho
Duração: 3:23 min
Idioma: português







WebRep
currentVote
noRating
noWeight

2 comentários:

  1. Fascinante a história desse homem, grande piloto! Um desbravador em uma época onde fazer um avião voar já era um ato admirável!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo esse documentário!

    ResponderExcluir